Com o surgimento dos serviços de redes sociais a maioria dos internautas passou de simples consumidores de conteúdo para geradores de conteúdo. Hoje consumimos e também geramos conteúdo no mundo virtual.

No ano passado (2016) participei de um curso baseado num estudo antropológico que tentava responder “ por que nós postamos? ” O estudo analisava o contexto de diversas cidades espalhadas pelo mundo, mas até hoje continuo não entendendo porque postamos tanta informação que as vezes não agrega valor para nossas vidas e muito menos para a do próximo.

Precisamos tomar muito cuidado com o conteúdo que nós publicamos nas redes sociais, pois os mesmos podem nos prejudicar ou prejudicar o próximo. Ao publicarmos qualquer conteúdo nas redes sociais, precisamos lembrar que estamos falando com o mundo todo e não apenas numa conversa com amigos.

Depois de publicar algo na internet, fica muito difícil remover o conteúdo, pois o mesmo posse ser replicado. Caiu na rede já era.

Em algumas redes sociais existem formas de configurarmos para apenas amigos verem o que publicamos. O problema é que muitas vezes acabamos aceitando como amigos qualquer pessoa que pede para ser nosso amigo, mesmo sendo desconhecido, mas por motivo que possui em seus amigos alguns amigos conhecidos acabamos aceitando e acabamos expondo para essas pessoas muitas informações de nossa vida.

Além de expor a nossa vida ou a vida dos nossos familiares, também precisamos tomar cuidado com o que publicamos sobre as outras pessoas. Tudo o que publicamos nas redes sociais é de nossa responsabilidade e se difamarmos qualquer outra pessoa ou empresa, podemos responder por isso na justiça.

Algumas pessoas acabam copiando ou replicando conteúdo que não sabem a real procedência e muitas vezes é alguma informação que você recebeu de algum amigo que recebeu de outro amigo dele que já tinha recebido de outro amigo e todos esqueceram de colocar a fonte da informação, mas você leu o texto e como dizia no final da mensagem para divulgar para todos os seus amigos, você acabou copiando o texto e colando nas redes sociais. O pior é quando você descobre que o texto é falso e você já passou até para o seu chefe e ele já replicou para os amigos dele e os amigos disseram que aquilo era falso.

Outro problema que está ocorrendo com maior frequência é a vontade de ser o primeiro a compartilhar alguma informação na internet e na maioria das vezes essa informação sai deturpada ou totalmente fora do contexto real.

Antes de postar alguma informação nas redes sociais, pense algumas vezes. Lembre que você está divulgando a informação para o mundo todo. Então verifique antes se essa informação agrega algum valor, se é verdadeira.

Uma boa dica é usar um filtro de conteúdo que chamo de “Filtro 4.8”. O que você deseja publicar é verdadeiro, nobre, correto, puro, amável, de boa fama, excelente e digno de louvor? Se passar por esse filtro, pense mais uma vez e siga em frente.

Esse filtro é baseado em Filipenses 4:8 “Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

Lembre-se de que você é o que você compartilha e também é responsável pelo que você compartilha.