Ferramentas ColaborativasEstudar em alguns cursos sérios de EAD é um desafio, pois você precisa organizar muito bem o seu tempo e criar uma prática de estudo. Agora o desafio é maior quando os professores solicitam para os alunos realizarem trabalho em grupo.

Já pensou realizar trabalho em grupo, onde os alunos podem estar em qualquer região do Brasil ou do mundo?

Uma forma de encurtar essa barreira da distância é o uso de ferramentas colaborativas.

Antes de pensar em qual é a melhor ferramenta colaborativa, você precisa analisar o tipo do trabalho solicitado e também o nível de conhecimento dos seus colegas do trabalho.

Você precisa pensar em algo simples. Não adianta desejar usar uma ferramenta muito sofisticada e a mesma ser paga e seus amigos não tiverem condições de adquirir essa fermenta ou mesmo ser uma ferramenta gratuita, mas complicada de utilizar.

Precisa avaliar em qual formato você deve entregar o seu trabalho. Normalmente os professores solicitam trabalhos que precisam ser entregues em forma de documento e a maioria aceita em PDF ou em algum formato DOC estilo Word.

Se você sabe que a forma de entrega do trabalho é um documento em formato pdf ou doc, você precisa encontrar uma ferramenta colaborativa que possibilite editar um texto em parceria com seus colegas.

Considerando que a maioria dos colegas possui uma conta no Gmail, a forma mais fácil seria utilizar o antigo Google Docs (agora Google Drive) e compartilhar um documento onde todos pudessem editar ao mesmo tempo. Lógico que o Google Drive é apenas uma sugestão simples e se você pesquisar vai encontrar outras ferramentas disponíveis.  Mas lembre da regrinha de sempre usar algo prático e que seja fácil de usar por todos da equipe.

Possivelmente você precisará realizar algumas reuniões com os integrantes do grupo para o planejamento do trabalho,  conhecer como cada um pode ajudar, organizar a pesquisa do conteúdo e incentivar que todos participem.

Para reuniões do grupo, ferramentas estilo Skype ou Google Talk podem ajudar, principalmente nas reuniões iniciais e depois a troca de mensagens pode ser realizada via redes sociais ou e-mail.

Antes de entregar o trabalho, procurem revisar o texto compartilhado e realizem uma reunião final para todos opinarem se o trabalho está completo e não se esqueçam de definir quem irá enviar o trabalho para o professor.