blog_nao_morreuNo início da internet podemos dizer que o conteúdo disponível na internet não era tão democrático, isto é, a grande parte do conteúdo era de origem dos grandes canais de comunicação e de suas equipes que gerenciavam os principais sites do Brasil e do mundo.

Mas isso era antes de 1997, quando criaram o weblog, (com o tempo passou a se chamar blog), mas o blog virou onda mesmo entre os anos de 2000 e 2005.

Os serviços de blogs como o Blogspot do Google ou o WordPress facilitaram a vida das pessoas que desejavam escrever na internet. Era muito fácil de criar um blog e logo sair escrevendo. Esses dois serviços ajudaram a deixar a internet mais pop e menos institucionalizada.

Os blogs possibilitam compartilhar imagens, vídeos e áudios através de parcerias com outros serviços como o Flickr, Picasa, Youtube e outros sites.

Criar um blog era e continua sendo tão fácil que até minha filha quanto tinha 5 anos de idade montou o seu primeiro blog. Lógico que foi com a supervisão da mãe.

Nem tudo é festa no mundo dos blogs. O desafio da maioria dos blogueiros continua sendo o mesmo, que é de manter um blog sempre atualizado e com conteúdo relevante para um determinado público de seu interesse. Esse desafio é o principal fator de sucesso de um blog.

Com o surgimento dos serviços de redes sociais, muitos blogueiros deixaram de atualizar os seus blogs e começaram a publicar o conteúdo apenas no Facebook ou Twitter. Varias pessoas começaram a dizer que logo seria o fim dos blogs.

Pensar que os blogs seriam substituídos pelas redes sociais é um grande erro. Na realidade os serviços de redes sociais precisam ser utilizados como parceiros do seu blog e não considerados concorrentes.

Também não estou dizendo que as redes sociais são inferiores aos blogs. Entendo é que cada um possui seu foco e utilidade e concordo que os serviços de redes sociais possuem maior interação do que um blog.

Durante o dia de hoje, até o momento que comecei a escrever esse post (18h30), foram publicados mais de 3 milhões de postagens nos blogs. Com tantos posts em menos de 24 horas, posso dizer que o blog não está morto.