Durante muitos anos pesquisei novas tecnologias para usar no setor educacional. Procurava sempre imaginar os benefícios que as novas tecnologias poderiam trazer para os alunos e para um ensino de melhor qualidade. Acompanhei a implantação de laboratórios de informática nas escolas e também pesquisei vários softwares que poderiam ser utilizados em sala de aula.

Em uma dessas pesquisas, deparei com um vídeo no youtube que o tema era Tecnologia X Metodologia. Usei o vídeo para alertar alguns profissionais da educação e resolvi pesquisar como a tecnologia estava sendo utilizada pelos professores em sala de aula. Entrei em contato com alguns amigos de escolas de diferentes regiões do Brasil e também de sistemas de ensino diferentes e numa boa parte das escolas o resultado era o mesmo do vídeo a seguir.

O vídeo faz uma crítica ao mau uso das tecnologias na sala de aula. De nada adianta dispor de um recurso, e não utilizá-lo adequadamente.

Não adianta dizer que 2 + 2 = 4 usando um data show em sala de aula e dizer que isso é evolução em sala de aula, mas é exatamente isso que está acontecendo na maioria das escolas espalhadas pelo Brasil.

Estou escrevendo isso de forma bem generalizada, mas sei que muitos estão batalhando pra mudar essa discrepância que existe hoje entre tecnologia e metodologia.

Atualmente está muito fácil e acessível adquirir equipamentos tecnológicos para as escolas. Computadores, netbooks, lousas digitais, data show e agora tablets estão ficando cada vez mais baratos e acessíveis.

Essa tecnologia toda muitas vezes é adquirida visando a concorrência entre escolas. A pura realidade é que muitas escolas adquirem tecnologia pra dizer que possuem esses equipamentos, mas nunca pararam pra ver como os equipamentos estão sendo utilizados pelos professores. Apenas avaliam o custo x benefício em relação a variável de marketing e esquecem de avaliar como esses recursos estão ajudando em sala de aula.

Todas essas opções tecnológicas podem proporcionar uma grande evolução no ensino, mas pra isso se tornar realidade a metodologia utilizada precisa ser adequada a nova realidade e deixar de ser a mesma metodologia do século 19.

A necessidade de saber usar cada uma dessas ferramentas como instrumento de construção do saber e não de acomodação da leitura e escrita é um dos desafios a serem superados.

Não é a tecnologia sozinha que resolverá as questões de aprendizagem, mas sim como trabalhamos com ela é a solução. Ao sabermos adequar a tecnologia e metodologia visando mudanças e inovações é que alcançaremos benefícios para a educação e teremos uma evolução no processo de ensino aprendizagem.

Precisamos conhecer as novas ferramentas, descobrindo qual o seu significado e qual a melhor forma de adaptarmos nossa metodologia ao contexto que vivemos. Não adianta apenas trocarmos as ferramentas, mas identificar como essas novas ferramentas podem agregar valor para realizarmos de forma mais dinâmica a transformação de informação em conhecimento.

A postura do educador frente às tecnologias e a mudança na metodologia é que farão a diferença fundamental na evolução do ensino.