Eu me lembro quando estudei nos colégios adventistas, nem laboratório de informática existia e hoje o uso de computadores apenas em laboratório de informática já está ficando algo arcaico. Netbooks já estão em sala de aula e num futuro não tão distante os netbooks e tablets poderão ser mais um item comum na mochila dos alunos.

Eu me lembro que estudar geografia não era nada dinâmico como nos dias atuais. Recursos como lousa digital e acesso a internet para apresentar o Google Earth e a troca de informações com alunos de outros locais fazem a diferença.

Eu me lembro dos volumes das enciclopédias na Biblioteca. Em muitos casos era nossa única fonte de pesquisa e algumas vezes precisávamos aguardar um dos colegas concluir sua pesquisa para realizarmos a nossa, mas hoje as bibliotecas já possuem computadores e você pode fazer uma pesquisa usando a Wikipédia, Youtube, blogs, flickr, etc.

Eu me lembro que o professor escrevia com giz, mas hoje o giz se tornou uma raridade. Power points e o uso da tecnologia de lousas digitais estão fazendo a diferença.

Veja esse vídeo:

Olha que eu não sou tão velho assim, mas queria estudar numa das escolas que foi gravado esse vídeo “eu me lembro”. Essas crianças também não são tão velhas pra lembrarem da internet via linha discada e outros itens que fazem parte do roteiro, mas foi uma forma divertida e criativa de mostrar como a tecnologia educacional está avançando.

Só pra ter uma ideia, até alguns dias os equipamentos para uma lousa digital eram complexos. Precisava de um projetor e de sensores numa lousa especial, mas isso já está ficando ultrapassado. Hoje um projetor de vídeo da Epson substitui todos esses itens e seu posicionamento próximo da parede evita sombras.

Alguns professores estão assustados com toda essa revolução tecnológica. Principalmente aqueles que não se interessaram em se atualizar com os equipamentos tecnológicos que estão disponíveis em sala de aula, mas existem professores que não se assustaram com toda essa tecnologia. Esses professores procuram se atualizar e adaptar sua metodologia de ensino com as novidades tecnologias, mas isso é assunto para outro post.

Com o avanço da tecnologia, não vai demorar muito para cada aluno possuir seu próprio netbook ou tablet. O dever de casa será enviado por e-mail e também ficará disponível no site do colégio. Os livros serão substituídos por e-books, muitas dúvidas da aula serão solucionadas via sistemas de redes sociais.

Equipamentos de realidade virtual, equipamentos 3D e hologramas também prometem revolucionar ainda mais a sala de aula e a vida de professores e alunos.

Chegará o dia em que vou dizer “eu me lembro quando produzimos o vídeo eu me lembro” e pode ser que alguns alunos se lembrem que já usaram computadores e os professores lousa digital.