Estratégia de marketing para escolas

 

ESTRATÉGIAS DE MARKETING PARA ESCOLAS

 

O Marketing Educacional está presente na maioria das escolas do Brasil e do mundo, mas muitas vezes não sabemos realizar de forma estratégica para atingirmos os principais objetivos do marketing numa instituição de ensino que estão relacionadas com a captação e retenção de alunos.

No momento atual, onde ainda estamos envolvidos e impactados pela pandemia, o principal foco está nas estratégias de marketing digital.

Muitos gestores realizaram grandes apostas no marketing digital nos últimos anos, principalmente quando começou a pandemia.

Alguns tiveram decepções por imaginarem que seria a solução dos seus problemas apenas realizar propagandas nas redes sociais e elaborar um site para sua escola, mas não entenderam que o marketing educacional faz parte de um contexto que envolve muito além das redes sociais e precisa de constantes ajustes baseados em análise de dados.

O planejamento de marketing precisa levar em consideração estratégias que envolvem análise de dados, indicadores de desempenho, otimização em tempo real de algumas estratégias ganhando tempo, reduzindo custos e atingindo o público certo.

Todo esse processo não é realizado num piscar de olhos ou num passe de mágica e muito menos existe uma receita padrão para todos seguirem.

Existem passos que precisamos seguir nessa jornada do marketing educacional, mas uma estratégia de marketing de sucesso é personalizada de acordo com as necessidades que você possui considerando os seus clientes.

 

5 DICAS PARA CONSIDERAR NO MARKETING DA SUA ESCOLA

 

1 – Encontrar seus potenciais clientes e estabelecer um diálogo.

Muitas vezes achamos que nosso cliente é um pai ou apenas o nosso aluno, mas nosso cliente é a família toda e precisamos conhecer os canais de comunicação mais eficazes para este processo e entender nossos clientes.

2 – Canais estratégicos de relacionamento.

Não adianta apenas ter uma presença no que muitos ainda separam como mundo online e offline.

Hoje tudo faz parte de um contexto e o importante é estar nos lugares certos para captar novos alunos.

Saber o que dizer, a quem, como, quando e em qual canal faz uma grande diferença para você poder atingir suas metas.

3 – Otimização, organização e apresentação da sua escola.

Todos os locais que sua escola marca presença precisam estar com uma boa apresentação e organizados e otimizados de forma que estejam comunicando o mesmo discurso.

Esse processo envolve ajustes nas redes sociais, site e todos os canais onde sua escola marca presença no mundo digital, mas também envolvem aspectos físicos que precisam ser considerados como uma boa qualidade no atendimento, recepção e ter sua estrutura adequada com a proposta que estão comunicando.

4 – Mensuração focando melhor custo benefício.

O marketing que dá resultado não é baseado apenas em informações dos famosos gurus do “achismo”, mas precisam ser baseadas em análise de dados que resultam em decisões assertivas e direcionam as melhores estratégias para sua escola.

5 – Estratégias de retenção e recomendação.

O custo para manter um aluno é muito menor do que os custos que envolvem conquistar um novo aluno.

Fortalecer o relacionamento com seus clientes de forma que ele passe por todas as etapas da jornada educacional que sua escola propõe faz uma grande diferença e também transforma seus clientes em principais divulgadores da sua escola.

Ter uma boa estratégia de indicação e recomendação faz toda a diferença para o marketing educacional.

 

Qual é o segredo do marketing educacional?

 

Um dos segredos para ter bons resultados na sua jornada do marketing educacional é ter uma equipe focada, ter colaboradores e parceiros com experiência e alinhados com seus propósitos.

F12COM

 

Criei a F12COM para ser uma empresa parceira na jornada do marketing educacional, onde realizamos serviços em comunicação e marketing usando conceitos de growth marketing e realizando estratégias de forma personalizada para atender sua necessidade.

Minha jornada profissional começou no setor educacional e por muitos anos trabalhei numa das maiores redes de ensino onde tive a oportunidade de inovar e usar minha criatividade em diversas ações de comunicação.

Se você deseja usar os recursos de comunicação e marketing na jornada de sua instituição de ensino de forma estratégica e alinhada com seus propósitos, esse é o momento de dedicar um tempinho para conversarmos e você analisar se encontrou o parceiro ideal para fazer parte da jornada educacional de sua escola.

Vamos Conversar!

 

Meus canais de contato: 

Telefone e Whatsapp: 11 99607-8184

E-mail: vanio.fortes@f12com.com.br