A palavra do momento é META, principalmente depois que o Mark Zuckerberg de forma estratégica mudou o nome da sua empresa de Facebook para Meta.

Ao trocar o nome da sua empresa de Facebook para Meta o Mark desassociou o nome da empresa da rede social Facebook e isso é estratégico e não discordo dele. Se analisar a história você encontrará outras empresas que fizeram o mesmo no passado, como o Google que hoje é Alphabet.

“A palavra Meta vem da palavra grega que significa além. Simboliza que sempre há algo a mais para construir. Há sempre um novo capítulo para uma história. Para nós, é uma história que começou em um dormitório e cresceu além de tudo o que podíamos imaginar.” disse Mark.

A palavra meta não é algo novo e nem a existência de uma empresa com o nome de Meta. Aqui mesmo no Brasil você encontra algumas empresas que o primeiro nome é Meta.

Na realidade, a maioria das empresas usam muito a palavra meta e o título desse artigo apresenta dois nomes que atrelei a Meta. O Zuckerberg que a maioria conhece e muitos quando ouvirem a palavra “meta” logo pensarão na empresa dele, mas coloquei o nome Baratella que é um nome que sempre vem na minha mente quando preciso definir uma “meta”.

Aprimorei a forma de definir uma meta com o professor Marcelo Baratella num MBA. O Baratella não é tão famoso como o Mark mas é conhecido por ser um multi-empreendedor, TEDx Speaker, um dos mais contratados treinadores e palestrantes de vendas do Brasil. Líderes de empresas como Toyota, Unimed, MRV, XP Investimentos, Suvinil, Volkswagen, Novartis e várias outras empresas conhecem ele e seus treinamentos.

Aprendi com o Baratella a organizar minhas metas através de um modelo mental e que a meta não pode ser a consequência, a meta tem que ser a causa do seu resultado.

Toda meta precisa ter um prazo de vida, ter propósito (razão), ter rumo (objetivo), precisa ter rota (caminhos que construímos para chegar no objetivo), rítimo (execução consistente), recompensa (o que eu ganho com isso), análise dos riscos (o que pode dar errado) e rotina do resultado (consolidação do processo).

Toda meta que defino precisa ser específica, mensurável, alcançável, relevante e precisa ter tempo definido.

A F12COM utiliza os conceitos de meta que aprendi com o Baratella para prestar serviços para parceiros que agora utilizam as redes sociais da Meta do Zuckerberg.