Até o início dos anos 90 a grande maioria das pessoas que estavam distantes usavam duas formas de comunicação: telefone ou cartas.

O problema das cartas era o tempo de resposta que existia entre enviar uma carta e receber outra, sem contar com os extravios de cartas que poderiam causar alguns transtornos. Já o problema da comunicação via telefone não era a demora, mas sim o custo de uma ligação.

As distâncias nessa época eram um grande problema para a aproximação das pessoas e principalmente para empresas realizarem negócios.

Com o surgimento da internet, a forma de se comunicar com quem estava longe começou a mudar. Nos tempos que a internet ainda era sem forma e vazia, o uso de e-mails e chats ajudavam a aproximar as pessoas que já estavam conectadas. Depois foi a vez de sistemas de mensagens instantâneas que aos poucos foram aprimorados e permitiram interação através de áudio e vídeo.

Com os avanços da tecnologia, principalmente mobile, as possibilidades e formatos de interação cresceram de forma que temos a sensação que a distância encurtou para quem estava longe e todos esses avanços ocasionaram na geração de novos negócios e novas formas de se comunicar.

A internet também ajudou no reencontro de pessoas que estavam distantes por muitos anos, como foi o caso de dois familiares da minha esposa.

Antenor (camisa azul) e Raul (camisa banca) se reencontraram depois de 50 anos.

Os irmãos Antenor e Raul, há mais de 50 anos, saíram em comitivas levando bois de uma região de Minas Gerias para Goiânia e acabaram se distanciando e nunca mais se encontraram.

Com os avanços da tecnologia, a filha do Sr. Raul começou a procurar numa rede social pessoas com o mesmo sobrenome e acabou encontrando Sofia (agora falecida) e alguns familiares, dentre eles minha esposa.

Algum tempo depois a nora do Sr. Antenor, conversando com um sobrinho da minha esposa falou que estava ajudando o sogro a encontrar seus familiares.

Foi quando perceberam que as histórias eram muito parecidas e criaram um grupo no WhatsApp para conversarem.

A internet acabou aproximando e unindo os irmãos Antenor que atualmente mora em Panorama – SP e Raul que atualmente mora em Itaquirai – MS. Eles estavam distantes, sem saber onde o outro morava por mais de 50 anos e conseguiram se encontrar novamente graças ao uso da internet.

A internet aproxima quem está longe, mas precisamos saber usar a tecnologia com moderação para não distanciar quem está próximo.