Alguns serviços de redes sociais como o Facebook possui a opção dos internautas comentarem as postagens realizadas e responder aos comentários.

Essa opção de comentar eu considero como sendo um dos recursos de interação mais poderosos de alguns serviços de redes sociais.

A possibilidade de escrevermos uma mensagem nos comentários de uma postagem define nossa posição em relação a postagem e nossa posição pode ser tanto de apoio (positivo) como também ser um comentário que discorde (negativo) do conteúdo da postagem.

Existem também mensagens nos comentários de algumas postagens que não possui nenhum contexto com a postagem. Na maioria das vezes são de pessoas tentando se autopromover ou promover de forma equivocada algum serviço ou produto na carona de alguma postagem que esteja em relevância.

No contexto de fan pages (principalmente de empresas) alguns também utilizam do setor de comentários para criticar a empresa, mesmo não sendo o local adequado.

O setor de comentários também pode virar quase um fórum quando temos uma postagem que contenha muitos comentários e respostas aos comentários. Na maioria das vezes isso acontece quando o internauta posta um comentário sobre o assunto e existem outros internautas que discordam enquanto que outros concordam e cada um resolve escrever sua posição em resposta ao posicionamento do outro internauta.

Todo internauta que possui um perfil numa rede social que permita esse tipo de interação, como acontece no Facebook, deve usar dos recursos e configurações disponíveis para auxiliar no processo de moderação ou avaliação dos comentários que as pessoas realizam em suas postagens, principalmente se for uma fan page.

Existem fan pages de instituições que criam regras sobre como procederão em relação aos comentários realizados nas postagens e deixam essas regras disponíveis no setor de notas. Caso precisem realizar uma moderação explicam do procedimento que adotaram e junto enviam o link com a nota que explica sua forma de moderação.

Essas mesmas regras que algumas instituições adotam podem ser facilmente utilizadas pelos internautas para seguirem os mesmos procedimentos ao moderarem as postagens dos comentários que recebem.

Algumas dicas que normalmente adoto tanto no meu perfil como também de algumas fan pages que gerencio:

1 – Qualquer mensagem no setor de comentários que não esteja de acordo com o contexto da postagem é removida. Caso seja algum assunto de dúvida relacionado a outro serviço você deve antes de remover explicar para o internauta que ele pode continuar a interagir sobre esse assunto através do setor de mensagens (particular) e que a mensagem foi removida por não estar de acordo com o contexto da postagem.

2 – Caso o comentário seja de autopromoção, divulgação de produtos, serviços ou links para outros sites ou fan pages não devemos perder o tempo tentando explicar, apenas removemos o comentário. Se o internauta continuar insistindo explico o procedimento que adoto e se ele continuar eu removo do meu grupo de amigos ou bloqueio (banir) na fan page.

3 – Se acontecer da postagem conter muitos comentários, onde existem comentários tentando responder a outros comentários em formato de debate eu começo a dar mais atenção para ver se o assunto sai fora do contexto ou se torna algo pessoal entre dois ou mais internautas e nesse caso solicito para terminarem com o assunto e explico os motivos. Um dos principais motivos é que muitos não sabem debater e acabam usando palavras agressivas atacando quem realizou os comentários e esquecem o foco do assunto.

4 – Caso alguma mensagem use de tom ofensivo, palavrões ou contexto inapropriado o correto é remover a mensagem.

Normalmente essas regras de boa conduta são fáceis de serem seguidas, mas o complicado é quanto precisamos adotar uma quinta regra que precisa ser analisada com muita cautela antes de ser adotada.

Alguns adotam como quinta regra a de remover qualquer comentário que seja contra a postagem, isto é, se o internauta não concordou com o contexto da postagem, alguns interpretam que a mensagem deve ser removida. Na realidade apenas adotam essa regra como sendo sua única regra. A maioria que realiza esse procedimento comete um grande erro.

As pessoas não precisam sempre concordar com o que postamos, mas também precisam considerar que estão postando um comentário em resposta a uma publicação de um perfil pessoal ou de uma fan page e nesse caso ao posicionarem contrário a postagem elas estão considerando aquela postagem como algo negativo.

Considero um erro remover o comentário caso apenas seja algo que discorde da mensagem que a postagem deseja passar, mas a mensagem precisa estar escrita de forma que não agrida ou tenha interpretações que sejam de ataque ao autor da postagem e sim ao contexto da postagem.

Normalmente o que procuro fazer é deixar a mensagem com configuração para “oculta” e apenas visível para os amigos daquela pessoa (no contexto de fan page) e entro em contato com a pessoa de forma amigável para saber os motivos. Se a pessoa não estiver com intenções apenas críticas, ela continua a conversa no setor de mensagens (particular) e entende o procedimento adotado.

Quando uma postagem recebeu muitos comentários negativos, precisamos analisar e considerar se o contexto da postagem não está equivocado e nesse caso um procedimento que pode ser adotado é realizar uma postagem pedindo desculpas pela postagem e removendo a mesma. Nesse caso, não tente explicar o motivo que levou a criar a postagem. Apenas remova e solicite desculpas que é muito melhor e mais aceito pelos internautas do que explicações que muitas vezes não são bem interpretadas.

Nos parágrafos acima mencionei de forma simples o papel de moderação de conteúdo, mas também realizamos comentários nas publicações de nossos amigos e de páginas que seguimos ou curtimos.

Nesse caso, o ideal é adotarmos o mesmo comportamento que desejamos que nossos amigos realizem com nosso perfil.

Precisamos lembrar que ao comentarmos uma postagem ou respondermos um comentário da postagem estamos nos posicionando e nossa mensagem pode estar influenciando tanto de forma positiva como negativa o contexto da postagem. Em ambos os casos é nossa responsabilidade a forma que nos posicionamos.

Mencionei que é nossa responsabilidade a forma que nos posicionamos, pois as vezes podemos usar palavras que agridam ou promovam de alguma forma atitudes que gerem mais comentários considerados negativos e se os mesmos estiverem de alguma forma denigrindo a imagem do próximo ou de alguma instituição o comentário que realizamos pode ser utilizado em algum processo.

Assim como somos responsáveis pelo que compartilhamos, também somos responsáveis pelo que comentamos.