Viral BrastempHoje, no Twitter, um dos Trending Brasil era sobre uma propaganda da Brastemp que estava no canal da Brastemp no You Tube. A propaganda é interessante, por ser simples e cativante.

O vídeo é o registro de uma ação da Brastemp realizada através de estacões de rádio de São Paulo. As rádios trasmitiram simultaneamente o spot Sorriso, que convidava os motoristas a sorrir para o motorista ao lado.”

O video foi postado no twitter no dia 10 de novembro e em menos de uma semana já passou de 270 mil visualizações.

Durante o video eu também sorri e gostei tanto da propaganda que resoli ler alguns comentários sobre o video.

Assista o vídeo:

A grande maioria dos comentários era de elogios e palavras como genial, singelo, impactante apareciam nos comentários.

Agora o comentário que chamou minha atenção foi o do “xandrelimadesing” que mencionou: “Esse video tinha tudo para ser um dos melhores virais da internet brasileira, o que prejudicou foi o nome Brastemp estampado. O marketing brasileiro ainda não sabe fazer uma campanha publicitária viral usando videos. A marca tem que entrar de forma bem sutil e não tão explicita…”

Foi um excelente comentário e concordo com o comentário em parte, mas fiquei pensando que mesmo a marca aparecendo de forma “não tão sutil” conforme menciona o Xandre, entendi que o video foi viral. Digo isso, pois ele me encontrou e também encontrou diversas pessoas que gostaram e usaram algum meio para divulgar para outras pessoas. No meu caso foi este post.

O Marketing Viral é a disseminação de uma informação de forma espontânea onde o próprio público que recebe a mensagem se encarrega de enviar para sua lista de contatos e assim por diante, tal qual um vírus.

O maior desafio de uma boa ação de marketing viral é trabalhar, com criatividade e foco, uma mensagem que seja suficientemente boa para espalhar-se por conta própria pela Web.

Para se construir uma boa ação de marketing viral é preciso trabalhar criatividade, inovação e recompensa.

O Prof. Marins resume o que é marketing viral de uma forma bem simples neste vídeo:

Se você gostou do tema de marketing viral e deseja entender um pouco mais, sugiro também assistir os vídeos do programa Vitrine da TV Cultura que abordou esse tema. http://www.youtube.com/watch?v=aV_M499z07M e se desejar mais, pesquise no You Tube as palavras marketing viral e encontrará mais informações que ajudarão a entender o que tentei explicar neste artigo.