Postei a seguinte mensagem no twitter: “Cada macaco no seu galho: Share Point para intranets, Joomla para sites e WP para blogs. Se quiser fazer uma macadaca…”
A mensagem repercutiu entre alguns seguidores e um amigo pediu pra explicar melhor minha mensagem e resolvi escrever esse artigo.
CMS = Content Management System são sistemas que permitem o gerenciamento de conteúdo. O CMS precisa fornecer uma forma fácil de criar, editar, gerenciar e publicar conteúdo de forma organizada através de uma interface de acesso a internet.
Atualmente existem diversos sistemas de CMS para diversos fins. Alguns pagos e outros gratuitos. Temos CMS para intranets, para sites, blogs, etc.
Alguns CMS que foram feitos para uma finalidade as vezes são utilizadas para outras finalidades e dependendo da complexidade do projeto, podem funcionar muito bem, mas em outros casos pode se tornar um grande problema no futuro e no contexto da minha mensagem pode virar uma grande macacada.
Mencionei no twitter:
SharePoint que é um produto da Microsoft excelente para o desenvolvimento de intranets corporativas. Se precisar criar uma intranet robusta e tiver condições de pagar o preço, recomendo.
Joomla é um excelente CMS projetado para o desenvolvimento e gerenciamento de websites. Se precisar de um CMS para o gerenciamento de um bom site, recomendo.
Word Press é um excelente CMS projetado para quem deseja ter um bom blog.
Não gosto de comparar esses três produtos, pois entendo que foram feitos para finalidades diferentes e seria uma injustiça com qualquer um deles fazer uma comparação. Apesar que no passado já tive que fazer essa comparação pra provar que cada um possui como foco um objetivo diferente.
Você consegue usar o Sharepoint para desenvolver um site ou um blog, mas todo o desenvolvimento e projeto desse aplicativo foi feito para uso de intranets e por esse motivo alguns itens como velocidade, recursos disponíveis e gerenciamento de informações ficam a desejar para o uso em um site ou blog. A forma de interação é voltada para intranets e não para sites ou blogs.
No Joomla, você consegue desenvolver uma intranet ou um blog e até já criei bons blogs com o Joomla (minha última versão deste blog era em Joomla), mas o objetivo deste CMS é o desenvolvimento de sites e seus recursos foram projetados para conseguir atender o desenvolvimento da maioria dos sites que conheço. A facilidade do gerenciamento das informações, seus componentes e módulos fazem esse CMS ser uma excelente opção para o desenvolvimento de sites.
Nunca vi tentarem usar o WordPress para gerenciar uma intranet corporativa, mas já vi muitas pessoas usando para gerenciar sites. Se o seu site for pequeno ou de pouca complexidade, você não terá problemas. Agora se o seu site é um portal e precisa de usar todos os recursos de desenvolvimento e gerenciamento de um site, em algum momento terá dificuldades em usar o WP ou vai precisar conhecer muito de programação para adicionar funções que façam o WP atender os recursos de um site complexo ou não vai conseguir. Digamos que você terá que fazer ajustes de complexidade a nível de programação para poder fazer um bom site.
Se você ainda não se convenceu, então pegue a última versão de cada um desses CMS, e usando apenas informações dos sites desses produtos, procure comparar seus recursos e também leia o objetivo que cada um foi criado.
Por esse motivo é que falo: Cada macaco no seu galho, mas se quiser fazer uma macada…