A maioria dos serviços de redes sociais possui alguma ação para mostrar que o internauta gostou de algum conteúdo.
Em alguns casos é uma figurinha de um coração que ao clicar em cima você diz que gostou e em outros é um “joinha” ou um “like”, mas em alguns serviços de redes sociais como o Facebook você possui várias opções de expressar o seu sentimento sobre uma publicação.
Algumas pessoas encaram o curtir e compartilhar como algo que você realmente gostou e deseja compartilhar com seus amigos.
Existem pessoas que curtem e compartilham conteúdos sem saber o que realmente está curtindo ou compartilhando. Isso acontece na maioria das vezes quando um conteúdo possui um longo texto ou quando o conteúdo está em formato de vídeo.
Por motivo de um experimento para um curso, criei uma postagem colocando uma bonita imagem e comecei a escrever um bonito texto, mas do terceiro parágrafo em diante o texto era totalmente fora do contexto e terminava dizendo para não curtir e não compartilhar aquela postagem por motivo que o conteúdo não tinha contexto. Alguns amigos curtiram e desses que curtiram uma boa parte também compartilhou.
Interagindo com esses amigos que curtiram e compartilharam, descobri que o principal motivo foi de ter uma bonita imagem com um bonito texto.
Esses amigos ficaram surpresos quando mostrei o texto completo. Praticamente todos disseram que só leram as primeiras frases antes de compartilhar.
Muitas pessoas curtem e compartilham um conteúdo sem realmente analisar todo o conteúdo.
Depois de mostrar o objetivo da postagem, perguntei o que eles realmente acham importante curtir e compartilhar? A maioria respondeu que se fosse para ajudar alguma pessoa ou causa e outros responderam que curtem e compartilham novidades e notícias que acham importante ou algo que acharam engraçado.
Perguntei se eles já tinham curtido e compartilhado alguma postagem que em algum lugar pedia para compartilharem a mensagem com todos os amigos e alguns disseram que sim.
O fato de curtirmos e compartilharmos uma postagem é considerada uma forma de apoiarmos o conteúdo daquela postagem e precisamos estar atentos com o que curtimos e compartilhamos.
Recentemente algumas pessoas foram processadas por compartilharem e curtirem uma postagem que acusava injustamente um veterinário por negligencia ao tratar de uma cadela que seria castrada. A postagem foi feita no Facebook e mesmo sem comprovação de maus tratos, muitas pessoas curtiram e compartilharam.
Precisamos encarar com mais seriedade o que curtimos e o que compartilhamos.
Lembre-se de que você é o que você compartilha e também é responsável pelo que você compartilha.