O Facebook continua surpreendendo e se reinventando de forma que fez muitos especialistas do mudo digital errarem ao decretarem em suas previsões a morte do Facebook.
Existem vários conceitos sobreo ciclo de vida de uma rede social e de forma resumida poderia dizer que a maioria desses ciclos apresenta uma fase de crescimento da rede social, depois uma fase de maturidade e para finalizar uma fase de declínio.
Baseados nesses conceitos, muitos acharam que o Facebook logo teria o mesmo fim do Orkut, principalmente quando recebiam estatísticas de outras redes sociais que estavam começando a crescer e fazer a diferença. Muitos achavam que o Facebook se tornaria um cemitério de perfis e alguns desses especialistas escreveram artigos e até livros dando adeus ao facebook.
Após o surgimento do Facebook, vários serviços de redes sociais surgiram e alguns até apresentam algumas propostas interessantes, mas outros após passar um tempinho ninguém mais fala sobre eles.
O Facebook continua sendo a maior rede social do mundo e seus números são impressionantes. São mais de 1,86 bilhões de usuários ativos mensalmente (dados do facebook de 31/12/2016). Lógico que o seu crescimento não é o mesmo de uma rede social em fase de crescimento, mas sim de uma rede social na fase de maturidade.
Um dos segredos para continuar na fase de maturidade é sempre se reinventar ou agregar novas funcionalidades que sejam do agrado se seus usuários e que acabe atraindo novos usuários que por algum motivo ainda não tinham se rendido aos serviços da maior rede social do mundo.
As constantes mudanças de regras no processo de curadoria do conteúdo do Facebook e os novos recursos agregados possibilitam novos formatos de interação tanto para pessoas como para instituições e empresas.
Essas constantes mudanças fazem até mesmo os que se dizem especialistas no Facebook a continuarem num constante aprendizado.
O tempo mostrou e a quantidade de interações comprova que o Facebook continua sendo uma excelente opção de serviço de rede social e que se alguns disseram Goodbye o Facebook responde dizendo Hello.