O Google Multitask Unified Model (MUM) é uma atualização do sistema de buscas que está proporcionando aos algoritmos a capacidade de melhor entender as consultas feitas pelos usuários que utilizam suas pesquisas.
A atualização MUM foi divulgada pelo Google em 2021 e transformará os resultados de nossas pesquisas.
Apresentar os resultados que podem diminuir a quantidade de pesquisas que precisamos realizar para encontrar tudo o que desejamos sobre determinado assunto é uma das facilidades dessa nova versão do sistema de buscas.
O MUM é capaz de compreender não somente a linguagem escrita, mas outros tipos de mídia como imagens e em breve vídeos e áudios.
As inovações em inteligência artificial estão transformando as informações mais úteis, ao passo que capacitam pessoas a fazer tarefas complexas com maior rapidez e facilidade.
Segundo, Darshan Katak (VP Product Management, Search Ads and Google Ads Experiences) o Google apresentará respostas melhores para tarefas mais complexas:
“Imagine o seguinte: você está curtindo um passeio de bicicleta no domingo à tarde quando de repente as marchas da bike param de funcionar. Você sabe que tem um problema com sua bicicleta, mas não sabe como descrevê-lo. O que dá para fazer é mostrar esse problema a um mecânico de bicicletas, caso tenha algum por perto.
Em breve, você vai poder usar o Google Lens para fazer exatamente isso. Ao apontar sua câmera para algo e perguntar “o que faço para resolver isso?”, o Google será capaz de identificar o problema — nesse caso, um desajuste do câmbio da roda traseira — e conectar você a informações na internet que ajudem com isso, como um vídeo do YouTube.
Pensando nisso, há pouco tempo disponibilizamos um recurso que aponta os momentos-chave em vídeos a partir dos resultados da pesquisa. Assim, você pode pular para o instante exato que é relevante para sua busca. Talvez o fabricante da bicicleta tenha publicado um vídeo que mostra a solução desse problema em um passo a passo, ou quem sabe alguém apaixonado por ciclismo tenha feito um tutorial em vídeo sobre câmbios quebrados. Seja como for, esse já seria o caminho certo para consertar sua bicicleta.
Usando o MUM, o Google pode exibir “tópicos relacionados” mencionados nesses vídeos para ajudar você a entender melhor a tarefa em questão. Talvez você descubra que a corrente da sua bicicleta está gasta e precisa ser substituída para evitar mais problemas pela frente.
Esses são apenas alguns exemplos do que será possível fazer com os novos recursos. À medida que a pesquisa do Google vai melhorando, todos poderão realizar tarefas complexas com rapidez e bons resultados — para logo depois voltar a fazer o que mais gostam, como curtir um passeio de bike.”
Como o MUM, as campanhas de automação de publicidade de busca do Google terão melhores resultados e se os seus anúncios forem otimizados de forma que garanta sua presença nos resultados da pesquisa em todos os momentos importantes dessa sua jornada fará toda diferença.