Na maioria das palestras que realizei durante esse ano, sobre internet ou redes sociais, mencionei que no princípio quando comecei a acessar a internet, ela era sem forma e vazia.
No momento que existia um tempinho de folga no trabalho, procurava acessar BBS’s como a DGLNet, Compuserve e America Online.
BBS = Bulletin Board System, sistemas que ofereciam através de acesso discado (moden) serviços como caixa de correio eletrônico, arquivos para download, fóruns e até opções de bate-papo.
No inicio da década de 90, acabei criando uma BBS para o trabalho e pesquisando novas opções para aprimorar a BBS ouvi falar de arquivos de hipertexto. Na mesma época consegui um acesso a internet para fins de pesquisa educacional.
Lembro que acessar a internet naquela época era para poucos e poucos tinham paciência para acessar os poucos sites que eram conhecidos. Eu gostava de acessar o site da Netscape, Microsoft, America Online, Yahoo e Geocities. Naquela época ainda não existia o Google, então eu sei o que é viver na internet sem o Google.
A diversão na web era participar de grupos de discussão via e-mail, bate papos em servidores de IRC através de programas como o MIRC e de publicar os primeiros arquivos de hipertexto.
No momento que você lê esse artigo, existem mais pessoas nesse momento conectadas interagindo de alguma forma no facebook do que existiam em toda a internet naquela época. Esse é o motivo que digo que naquela época a internet era vazia.
Agora falar que a internet era sem forma não é novidade, pois até hoje acho que a internet não possui uma forma definida, mas está em constante transformação.
Lembro que explicava o que era a internet nas palestras dizendo que era uma rede de computadores, mas hoje explico que a internet é uma rede de pessoas.
A internet ajudou a solucionar vários problemas, mas também trouxe outros problemas que não existiam. Diminuiu a distância ou aproximar as pessoas que estavam distantes, mas distanciou as pessoas que estão próximas.
No inicio desse artigo mencionei que acessava BBS’s e depois a internet nos momentos de folga, mas hoje as vezes preciso é de uma folga da internet. O que era apenas um hobby ou diversão virou o meu trabalho.